quarta-feira, 12 de março de 2014

Porto Seguro, Julho/13

Conforme dito anteriormente tinha um sonho de cruzar o país de Santo André até Fortaleza... ainda não consegui, mas cheguei bem próximo desta realização e considero como objetivo alcançado, pois no dia 7 de julho saímos de casa com destino a Porto Seguro-BA.
A viagem foi muito bem planejada e as rotas bem traçadas, decidimos subir por dentro de Minas Gerais e voltar mais pelo litoral pela BR-101, a princípio a ideia era acamparmos em Porto Seguro, mas por fim acabamos fechando hospedagens simples em pousadas, pois estávamos em pleno inverno e estaríamos a 1500 km de casa, não poderíamos arriscar sairmos de São Paulo e pegarmos chuvas.
Saímos de Santo André as 5 da matina e seguimos estrada a dentro pela BR-381 Rodovia Fernão Dias, a muito tempo não passava por lá e posso dizer que surpreendeu-me, a rodovia apresenta boas condições até Belo Horizonte, pedágio razoável em alguns trechos e em sua maioria preços bem em conta R$ 1,40.
Dentro do carro levamos lanches de frios, água e refrigerantes, fizemos um “splash and go” próximo a Betim-MG e fizemos nossa primeira parada um pouco depois de BH por volta das 13:30 hrs., ali descansamos por certa de 30 min. utilizamos o banheiro e “pé na estrada”.
Tínhamos que rodar mais uns 500 km até chegarmos a Governador Valadares, onde tínhamos uma reserva no Hotel Mirante à beira da Rodovia BR-116, neste trecho a Rodovia não ajudava, o asfalto era de baixa qualidade, esburacado, mal sinalizado, sem contar que era pista de mão dupla, os últimos 100 km até chegarmos ao hotel foram os mais cansativos da viagem, pois a pista era ruim e já estava anoitecendo, mal se enxergava, todos estavam bem cansados, exceto Melissinha XYZ que das 13 horas rodadas ela deve ter dormindo umas 9 horas, incrível, não sabia que uma criança era capaz de dormir tanto (risos), chegamos ao hotel as 18:30 hrs. moídos, subimos para o quarto para dar uma relaxada e tomarmos um delicioso banho, o Hotel Mirante possui estacionamento e servem jantar Self Service, preço justo e com direito a Café da Manhã colonial, nossa 1ª etapa da viagem estava cumprida, jantamos e fomos para a  cama por volta das 22:00 hrs.
No dia seguinte acordamos bem cedo, as 5:50 hrs. já estávamos com o checkout feito e esperávamos abrir o salão para o café da manhã, de bucho cheio, abastecemos o carro e “pé na estrada”, de Governador Valadares a Porto Seguro são cerca de 600 KM, este trecho seguimos pela BR-116 até Teófilo Otoni de onde pegamos a BR-418 que desemboca na BR-101 já em terreno Baiano próximo a cidade de Teixeira de Freitas, este pedaço é bem ruim, caminhoneiros em sua grande maioria não respeitavam as poucas sinalizações que conseguíamos ter,  a BR-418 é ainda mais perigosa e erma, encontrávamos poucos carros rodando e chegamos a rodar uns 200 km sem um único posto de combustível, a medida que a estrada ficava cada vez mais ruim, passávamos por lugares cada vez mais bonitos, não tem como não lembrar de um pedra gigantesca no meio da estrada, uma pintura da natureza, ela era enorme, muito maior que o pão de açúcar no RJ, conforme íamos nos aproximando dela não enxergávamos mais nada, tem um trecho da estrada que é um descidão e dá a impressão que iremos passar por dentro da pedra, mas ao chegarmos perto, fazemos apenas o contorno dela, muito linda esta paisagem, inesquecível, durante esse trajeto passávamos por pequenos vilarejos em meio grandes fazendas, aquelas pessoas que ali vivem devem passar maus bocados, pois muitas vezes parecia que estávamos em cidades fantasmas, iguais aquelas de antigos filmes de faroeste, fizemos nossa última parada já na BR-101 em Teixeira de Freitas, abastecemos o corsinha, tiramos a água do joelho e Pé na Estrada, não descansamos muito o sol escaldante e a ansiedade de fincarmos nossas malas em Porto Seguro era maior que tudo, acredito que até maior que a pedra gigante descrita a pouco, seguimos nosso caminho, agora faltava pouco, cerca de 220 km, a BR-101 estava muito boa, bem sinalizada e novamente com paisagens muito bonitas, passamos por alguns trechos ruins, mas pelo menos já sentíamos estar de volta a civilização, cruzamos muitos caminhões neste trecho e assim fomos seguindo até a Cidade de Eunápolis, de onde pegamos nossa última rodovia a BR-367, deste ponto em diante era só alegria! Com o sorriso de orelha a orelha e ouvindo a Melissinha perguntar se estávamos chegando de 2 em 2 minutos durante 1 hora (risos) até avistarmos o mar ao horizonte, era muita emoção para pouco corpo, estávamos radiante e embasbacados com a bela paisagem, enfim chegávamos ao berço da Civilização Brasileira as 15:30 hrs. 9 horas após partimos de Governador Valadares. No total foram percorridos 1.532 km em 22 horas de pilotagem...  Agora era descansar e aproveitar a semana...

Porto Seguro... o quê dizer desse deste lugar, que cidade linda e como os moradores de lá são simpáticos e atenciosos.